VIRADA CULTURAL NA CASA DAS ROSAS – MAIO / 2007
Dia 05 (Sábado)
16h – Na Edícula – Leitura Dramática do Conto Pela passagem de uma grande dor, de Caio Fernando Abreu. Com: Jaílson Lima, Silvana Becker e Guilherme Coelho.
16h – Sala 1 – Bate-papo com leitores sobre o livro Nervo Exposto, de João Pavesi, escritor que cruzou Cuba de bicicleta e registrou suas alegrias e consternações a respeito de um povo e sua cultura. Mediação feita pela professora Idália Majejon, Cubana, residente no Brasil há 7 anos, professora da Pontifícia Universidade Católica - PUC, Consultora de Cultura Latino Americana e Tradutora.
HALL
18h – PROJETO VIVA ARTE – A Associação Paulista Viva, com o apoio da Casa das Rosas e da Padaria Xodó, criou em setembro de 2006 o projeto Viva Arte, trabalho de inclusão que, através da música e da poesia, busca integrar alunos da rede pública na região da Avenida Paulista. Com aulas de violão e percussão, as crianças vivenciam, questões culturais de primeira ordem para a formação do cidadão consciente e apto a contribuir com a sociedade. Na Virada Cultural, estes alunos apresentam um recital de música e poesia como resultado do trabalho realizado entre janeiro e abril de 2007.
19h – ESPECIAL MUSICLUBE – O Musiclube, grupo de fomento à criação musical de invenção, surgiu em 2006 com o apoio da Casa das Rosas, capitaneado pelo artista paraibano Pedro Osmar. Na virada cultural, este grupo apresenta o CD Musiclube II, álbum lançado no final de 2006. Participação de Zulu de Arrebatá, Malungo, Esso, Naimã, Celso Alencar, Lupe Albano, Newton Wal, Marina Fama e outros.
21h – RECITAL O OBSERVADOR E O NADA é um recital poético em diálogo com a forma teatral. Construído como um monólogo a partir do livro homônimo de Micheliny Verunschk, o espetáculo reúne temas como sedução, morte, encontro, desencontro e voyerismo. Micheliny Verunschk é autora também de Geografia Íntima do Deserto (Landy, 2003) com o qual foi indicada para o Prêmio Portugal Telecom de Literatura de 2004. O espetáculo tem a participação do músico Edinho Almeida e trilha sonora de Ricardo Bolognini.
22h – ESPETÁCULO A LETRA DA RUA - A literatura da rua e sobre a rua é a matéria-prima do show lítero-musical com textos de vários autores apresentados pelo Grupo Viva Voz, composto por Frederico Barbosa (poeta), Clenir Bellezi de Oliveira (escritora) e Marcelo Ferretti (músico), além dos cantores e compositores Luiz Gayotto, Lú Horta e Paulo Padilha. A poeta Alice Ruiz faz uma participação especial.
Dia 06 (domingo)
0h – SARAOKÊ (sarau e música, aberto ao público) – o público será convidado a subir no palco e declamar poemas próprios e de autores consagrados numa divertida experiência conjunta com a improvisação musical de Luiz Gayotto, Lú Horta, Paulo Padilha e Marcelo Ferretti.
0h – (Na Edícula) LEITURA DRAMÁTICA: "Margaridas", texto de Vanessa Morelli, uma comédia negra, que conta a história de duas mulheres às voltas com o desaparecimento de um homem muito amado, além de um casal cujo relacionamento é regido por um grau de discussão naturalíssimo e uma velhinha cuja diversão é tecer comparações entre os tempos de antanho e a juventude atual. A dramaturgia de "Margaridas" tem um misto de rodriguiana, becketiana e uma influência inglesa. Na leitura dramática de "Margaridas" estarão as atrizes Débora Aoni, Fernanda Sophia , a autora Vanessa Morelli, além dos atores convidados Will Prado e Vera Monteiro.
3h – SHOW COM TRIO ZABUMBÃO - O Trio Zabumbão, formado por Fabinho do Zabumba, Flavinho e Chambinho, apresentará grandes números da poesia cantada nordestina, com clássicos de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, João do Vale, Dominguinhos e Alceu Valença, entre outros autores. O hall da Casa das Rosas se transformará em pista de dança para que o público desfrute, com todos os sentidos, o tradicional forró pé-de-serra.
5h - MUITAS MULHERES UM CHICO - As musas inspiradoras de grandes poetas são o argumento deste espetáculo de arte integrada que homenageia as figuras femininas da obra de Chico Buarque. Com teatro, literatura e muita música, o espetáculo faz uma leitura cênica das músicas do compositor através de seus personagens: Geni, Ana de Amsterdã, Cecília, Beatriz, Carolina, Rita, Rosa, Lili Braun, Terezinha, Angélica e Iracema. Além das “mulheres do compositor” o espetáculo contém trechos de textos clássicos de Lima Barreto, Brecht, José de Alencar e Nelson Rodrigues. Rosälia Älbuquérque, cantora e atriz pernambucana atualmente em São Paulo, canta e protagoniza as cenas, acompanhada de Leo Saldanha e Virgínia Barbosa na percussão.
7h – CAFÉ DA MANHÃ para todos aqueles que passaram a madrugada conosco!
Das 10 às 18h (domingo) - Rua do Livro na Virada Cultural - O Projeto Rua do Livro, idealizado e realizado pelo programa “São Paulo: um estado de leitores”, instalou semanalmente em dezembro de 2006 um espaço cultural privilegiando o incentivo à leitura. Agora, dentro da extensa programação da Virada Cultural, pretende replicar a iniciativa no espaço livre no entorno da Casa das Rosas. Editoras de grande porte e visibilidades serão convidadas a participar do evento que promoverá a circulação do livro e a difusão do conhecimento através de diversas tendas expositivas. Para maiores informações, visite o blog http://ruadolivro.blogspot.com.br
12h – RODA DE SAMBA: ESCOLA DE BAMBAS. Depois de dois meses de estudos, pesquisas e experimentações musicais, o grupo Haroldosamba apresenta ao público uma visão nova e criativa da história do samba brasileiro. O show é resultado do projeto Escola de Bambas, premiado pelo PAC 2006, da Secretaria de Estado da Cultura, desenvolvido na Casa das Rosas pelo crítico musical André Domingues (também idealizador do projeto) e pelo percussionista Betinho Sodré. No elenco estarão Iracema Monteiro, Alexandre Ribeiro, Betinho Sodré, Marco Bertáglia, Cabelinho, Marcelo Otávio e Kico Nogueira (diretor musical do grupo). Apoio: Instrumentos Redenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário